segunda-feira, outubro 10, 2005

Autárquicas 2005

Meus caros, o que é um dia bem passado em familia? Eu penso na véspera de Natal ... Lareira acesa, a familia reunida à mesa ... a neve a cair lá fora ... enfim ... um dia diferente!

Mas ontem, Domingo, dia 9 de Novembro também foi um dia diferente! Pelo menos uma noite diferente! Uma noite passada em familia ... mas ... com muita risota ... muita, muita risota ao acompanhar o acompanhamento das autárquicas 2005. Foi muito bom! E quero aqui deixar os pontos que para mim fizeram desta uma das maiores eleições em Portugal:

1º - Como é que Portugal pode ir a algum lado quando se legitima o comportamento criminal do poder autárquico? Não acham que a eleição de Fátima, do Major e de Isaltino envia uma imagem clara de que o crime compensa? De que o Povo é burro e iletrado? (Pergunta retórica!!! Não responder!!!)
Ok ... claro que o que a gente gosta é de festa e musica nos comícios (veja-se a Festa do Avante ...) e eles dão-nos isso! Mas será que não se podem sacrificar umas bebedeiras no adro da igreja ou na praça principal, por uma classe política com hombridade e ética? Ou uma sticada na Cátia Vanessa lá da freguesia na festa da aldeia por uns gajos honestos da câmara? É díficil escolher ... eu sei! Mas entristece-me ver o voto no populismo e nas pessoas que oferecem frigorificos em campanhas.

2º - As declarações do Marocas (pela segunda vez numas eleições) apelando ao voto no filho. Para quem ainda não tinha percebido que Mário Soares tinha 85 anos, várias disfunções erécteis e um elevado grau de senilidade, ontem foi o dia da grande revelação.
Como disse o Eng. Ângelo Correia, estas declarações além de ilegais, prejudicaram as candidaturas do filho à câmara de Sintra e do próprio Marocas à presidência.
Eu não vou tão longe ... acho que o facto de ser PS em Sintra, prejudicou o filho mas que gostava de ver o Mário Soares no xilindró ... isso gostava! Acho que as riscas da farda prisional lhe ficariam a matar!

2º - Adorei o sorriso da Judite de Sousa quando se discutia a vitória Fernando Seara, seu marido, nas eleições à câmara de Sintra. Penso que ela estaria a pensar ... ele hoje vem cá! Hoje vai haver festa! Hoje a casa vai abaixo!

3º - Também gostei muito do estado de embrieguez do Major Valentim aquando da sua declaração de vitória. Ao que parece, deitou abaixo uma garrafa de Licor Beirão.
Melhor, gostei da parte em que ele arranca o microfone do assistente e gesticula "Foda-se" com os lábios! Muito bom! Foi o momento da gargalhada geral!

4º - Gostei muito de Fátima Felgueiras ... aquela miúda desde que foi pró Brasil, rejuvenesceu uns 20 anitos! Se eu fosse um gajo com mais de 30 anos ... ia lá de certeza! Ela está podre ... podre de boa! A plástica, tornou-a num "sex symbol" em Felgueiras. Acho que se ela não ganhasse a câmara, tinha a vida garantida no cabaret lá da zona!

5º - A nítida falta de tomates do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino ao não criticar abertamente a eleição dos candidatos "a contas com as justiça". No entanto, Pacheco Pereira e Lobo Xavier redimiram-nos ao dizer que era vergonhoso! "Que esses candidatos se andam a rir de nós"! A troçar com o povo Português!
Eu acho que o Pacheco também vai lá, vai! E até a barraca abana! É um senhore! E o Lobo, com aquela pose, vai substituir Zeze Camarinha como ícone sexual e atracção turística.

6º - Gostei muito de ver a Manela e o Miguel Sousa Tavares a fazerem comentários na TVI. Aquela parelha é imparável! Aquela Manela podia ser uma superstar de filmes pornográficos portugueses e contenta-se a apresentar o Jornal Nacional! Mais um exemplo de talento não aproveitado em Portugal.

7º - Apesar de gostar mais de Carmona, tive pena que o Carrilho não ganhasse porque estava desejoso em ver Barbara a subir ao palco na sede de campanha do PS e num momento de loucura, para comemorar, a arrancar as roupas e fazer um show de strip. Não ganhou ... hoje não vai haver festa para o casalinho ... "too bad"! Fica para a próxima!

8º - Adorei os slogans de campanha! Muito gostei de ver o Prof. Carmona Rodrigues a saltar quando os apoiantes entoavam cânticos como "Ninguem para o carmona ...ninguem para o carmona ... oé oé ohhh" ou "e salta carmona e salta carmona olé ... olé". Eu sou a favor da reciclagem e nunca vi problemas em reciclar slogans! Umas vezes são hinos no futebol, outras vezes são slogans de campanha ... o que importa é o ambiente e a reciclagem!
Então a reciclagem do slogan de Rui Rio "este rio não pode parar" vinda da música do Benfica "ninguém pára o benfica ... ninguém pára o benfica ... " acho que foi uma clara mensagem a Pinto da Costa, dizendo-lhe que deve iniciar a reciclagem de alguns dos jogadores ...

9º - Adorei a palavra "Casting"! Inicialmente usada pelo Prof. Marcelo e durante a noite por mais alguns comentadores, é uma palavra que só por si define a política! Castings fazem-se para o teatro ou cinema ... usá-la aqui ... na minha opinião diz tudo sobre a política!

10º - Gostei muito de ouvir um comentador no "Estado da nação" a dizer que estas eleições autárquicas em Portugal e as do passado mereciam uma avaliação cuidada porque normalmente refletem um voto anti-político. E os votos nos candidatos "criminosos" provam isso. Que nas autárquicas, os votos costumam viabilizar os partidos não governantes. Muito bem! Inteligente o senhor! Ele hoje também vai la ;)

11º - Last but not the least, o nosso querido Avelino não ganhou a câmara de Amarante. "Foi uma vitória da comunicação social" - disse ele. Mas eu acho que foi uma vitória da visão lúcida do povo (acho que alguém na sede de campanha de Rui Rio também usou estas palavras ... visão lúcida ... é um poeta!). Bom, mas como ia dizendo, eu até gosto do homem ... fiquei com pena quando abandonou a Quinta das Celebridades e fico agora, porque lá no fundo no fundo ... é um bom homem ...

Belo testamento! E foi assim a minha noite de eleições! Foram momentos felizes ... momentos de mistério ... aqueles momentos por que passamos quando vamos ver um bom filme ao cinema! E há muito bom político em Portugal a fazer filmes como o car####! :)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excellent, love it! » » »