quinta-feira, setembro 07, 2006

O mundo refem da al-qaeda

Estava a almoçar com os meus colegas e um deles insurgiu-se contra a Inglaterra pelo pânico e desorganização que a medida das "bagagens de mão" tem originado. Contava ele que um avião foi desviado e escoltado por F16 para o aeroporto mais próximo porque uma senhora levou uma bagagem para bordo com uns produtos que podiam ser confundidos com uma bomba. Nisto lembrei-me, e se isto acontecesse em Portugal?

Imagine-se que um avião com uma pseudo-bomba se dirigia para Portugal, o que aconteceria? Bom, presumo que com a crise do petroleo (encher o tanque a um F-16 custa caro) os controladores aéreos tentassem dissuadir o piloto a sobrevoar Portugal com palavras do tipo: "Mas nós fizemos-te mal?", "Não preferes cair antes em Espanha que é maior e dobra os filmes em vez de por legendas? Sabes como isso pode ser irritante!", "Vá (Isto se fosse controladores de Lisboa), olha que nós vamo-nos chatear! Ou dás a volta ou ...", "Porque não aterras normalmente e damos-te tempo de anteno no Portugal no Coração?", "Olha que em Portugal vive o José Cid!".

Se estas tacticas de guerrilha não funcionassem presumo que optassem por fazer levantar os F-16. Primeiro, liga-se para casa do piloto (sim, porque não se vai ter o piloto no quartel a ganhar horas extraordinárias), atende a mulher e "O tenente simões está? Fala da corporação ...". Em seguida, o piloto mete-se no carro e enfrenta o transito da VCI ou IC19. Chega ao quartel e os F-16 ainda estão às peças e metidos nas caixas como foram comprados há 2 ou 3 anos (eram F-16 ou F-15 ou F-22).
A esta altura já o avião tinha chegado ao destino em Frankfurt ...

Que imaginação fértil que eu tenho ...

Um comentário:

irneh disse...

Falhou o final de tão interessante ficção! Então acha possível que o piloto, quando chegasse à corporação, encontrasse ainda as peças do F-16 nas caixas? Nem pensar! Só estariam mesmo as caixas! Acha que dois ou três anos depois ainda estariam cheias? Nem um dos nossos habituais "rigorosos inquéritos" apuraria como e para onde se teriam evaporado as peças?!!!